segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bioconstrução e ETE na Chácara Harmonia



As atividades na Chácara Harmonia continuarão em 2010 com novos cursos e oficinas, no momento a ETE (Estação de Tratamento de Efluente) está funcionando normalmente no local, a água no último estágio de tratamento, um pequeno lago com aguapés, se encontra limpa e transparente e com significativo aumento da fauna e flora, certamente influenciado pelo micro clima gerado na estação de tratamento. A bioconstrução já finalizada, ainda contou com uma pintura feita com tinta produzida localmente a base de cal, leite e argila, também utilizamos uma mangueira de pano preenchida com barro e enrolada em três colunas de madeira no interior da casa. A cisterna construída durante curso também está cheia e pronta para uso.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Capacitação em Bioconstrução de ETE em Castro





Projethos e Aopa (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia) através do projeto Iguatú patrocinado pela Petrobrás Ambiental promoveram durante a semana do dia 07 a 11 de dezembro de 2009 uma capacitação em bioconstrução de sistemas de tratamento de efluentes domésticos por zona de raízes, o curso aconteceu na bioregião de Castro-Paraná mais precisamente na comunidade da Abapã, os participantes foram os agricultores ecológicos desta bioregião.
Durante esta semana, na futura residência de um agricultor toda construída com tijolos produzidos no local, bioconstruímos dois tanques para o tratamento, um com capacidade aproximada para 4m³ e outro com capacidade aproximada de 100 litros. O tanque de 100 litros utilizará carvão para filtrar as águas que contenham sabão, detergentes e similares antes de enviá-la a zona de raízes. As águas oriundas dos vasos sanitários passarão por um recipiente reutilizado com capacidade de 200 litros onde ocorrerá a decomposição anaeróbica antes da água passar para a próxima fase de tratamento e entrar na zona de raízes. O método bioconstrutivo escolhido para a zona de raízes foi o solocimento, a medida foi: 01 parte de barro (caulim) e 01 parte de areia com 10% de cimento na massa. Reutilizamos uma tela hexagonal simples no buraco onde a massa foi assentada, após a secagem da massa passamos uma camada de cimento para a impermeabilização. A quantidade total de cimento utilizado não ultrapassou dois sacos. Durante esta experiência a comunidade presente pode produzir tintas no loca além de outras atividades ligadas ao tema.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Capacitação em Bioconstrução de ETE


Novamente Projethos e Aopa (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia) através do projeto Iguatú patrocinado pela Petrobrás Ambiental vão promover durante a semana do dia 07 a 11 de dezembro de 2009 uma capacitação em bioconstrução de sistemas de tratamento de efluentes domésticos, o curso acontecerá na bioregião de Castro-Paraná e os participantes serão principalmente os agricultores ecológicos desta bioregião.
Durante a semana apresentaremos alguns métodos e sistemas construtivos assim como seus respectivos tratamentos. Visamos assim possibilitar a cada participante escolher a melhor opção de construção e de tratamento para seu caso específico e sanar os problemas de poluição gerados pela aplicação desses dejetos em locais inadequados.

Pesquisar este blog