sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bioconstrução Florianópolis






Projethos executou no mês de Agosto e Setembro em Florianópolis – SC algumas paredes bioconstruídas com barro e outros materiais. O projeto de uma residência uni familiar com aproximadamente 50m² localizada no bairro Rio Vermelho, norte da ilha.
As técnicas utilizadas na bioconstrução foram o milenar pau-a-pique estruturado em bambu com uma massa de barro interna e outra externa, a taipa leve e uma técnica similar ao Cord Wood, que é uma parede contendo madeiras roliças locadas junto à massa deixando seu cerne visivel.
Os testes realizados com o barro permitiram que todas as paredes pudessem receber acabamento final, o que conferiu as paredes com uma boa aparência visual e sem rachaduras.
A bioconstrução gerou uma enorme curiosidade nas pessoas que ali passavam, o interessante foi a identificação dos moradores mais antigos que relembraram a época em que "tudo ali era feito assim", como disse um visitante.
O Projeto ainda prevê uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) chamada no local de evapotranspiração, uma estação de produção de energia eólica e mais uma cisterna que será construída durante oficina facilitada pelo Instituto Ser Vivo (http://servivoinstituto.blogspot.com/) durante os dias 24, 25 e 31/10, 01 e 02/11.
Eu e Projethos agradecemos a todos os participantes que se envolveram na bioconstrução e literalmente meteram a mão e os pés na massa durante a execução deste projeto e possibilitaram a realização deste sonho coletivo!
Obrigado!
Confira algumas fotos, em breve postaremos mais algumas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog