sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ETE por Zona de Raízes





Projethos elaborou um novo método bioconstrutivo para executar uma ETE (Estação de Tratamento de Efluente) na Chácara Harmonia por meio de Zona de Raízes. Este novo método utiliza solocimento e estruturas metálicas reutilizadas para dar a forma ao tanque. As antigas estruturas utilizavam a técnicas de ferrocimento ou lonas plásticas produzidas para este fim (impermeabilização) e seu custo tornava a técnica muito trabalhosa e com alto custo financeiro e ambiental.
Os custos dos materiais, tanto o econômico quanto o ambiental diminuíram consideravelmente. No caso em questão, para esta ETE com capacidade aproximada de 5.000 litros foi utilizado, duas fossas sépticas comuns, dois sacos de cimento, o barro e a tela reutilizada, os dois últimos sem custos financeiros.
Nos próximos projetos utilizaremos como experiência, o bambu como estrutura, ao invés da usual tela metálica, o barro com adição de materiais que permitam uma impermeabilização suficiente até o efluentes estar em condições de retornar ao ambiente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pesquisar este blog